sábado, 28 de junho de 2014

CAMINHOS...

CAMINHOS...
Todos os caminhos do céu passam pelas trilhas e curvas da terra. Em cada trilha uma colorida tela de um lado, e uma de cor escura no outro; mas pelo centro vê-se uma tela neutra furta-cor para uns, neutra totalmente para outros e até uma cor “púrpura”, para os videntes!

E em cada curva uma pausa ou uma quebra para inicio de alguma nova trilha, que vai dar ou não a algum novo lugar.

Presta atenção, caminhante! Não há lugar real aonde ires por vias terrestres, porque se desfazem com o tempo assim que vás em frente. Mas tu precisas caminhar como os pés no chão e então segue caminhando, certo de que esse caminhar é uma ilusão, sim, mas caminha sempre em direção ao horizonte magnífico, pois nunca está quando te aproximas dele! Por isso ele é magnífico e te faz caminhar, caso busques um horizonte, naturalmente!

Sim, há um lugar que depois de exausto e já cansado percorrendo essas trilhas, parando nessas curvas e a tudo vendo com os cinco olhos, com os cinco ouvidos ouvindo, se ainda ou já tiveres o que falar, fala através das cinco janelas a sentença com apenas cinco palavras.

Ah, mas que palavras serão essas? Descobre! Mas hão de trazer escritos os valores utilitários das cinco etapas, das cinco virtudes, as chaves das cinco portas, e serão escritas com cinco letras... Para depois bateres na sexta e na sétima e elas se abrirem numa só palavra para cada uma dessas duas últimas portas se revele os sete segredos, quando deves depreender que se cada palavra revelar os sete segredos, também sete letras terá cada palavra; mais as cinco que já a essa altura terás conhecido, e estás pronto para entender o oitavo princípio...

Não te assustes nem estranhes, ainda que não compreendas os enigmas, mas como estão escritos nos cinco dedos de cada mão, e tu tens cinco dedos, ou não?

Tudo e todos os saberes estão dentro de ti, mas precisas saber procurar... Antes, todavia, fora com clareza saberás já distinguir uma ameba de uma galáxia, com todo o respeito a uma ameba e a uma galáxia!

Entendes o que te digo? Se entenderes, faz como Platão: celebra os poetas e depois os expulsa, se pretendes ser estadista ou pragmático construtor de pontes físicas, por onde outros haverão de passar em segurança!   

Senão bebe com eles, embriaga-te, se embriagado melhor entenderes a alma dos poetas... Mas dos falsos profetas que são também os falsos filósofos, afasta deles os olhos e principalmente as tuas narinas, para deles nem o mesmo ar respirares...


Está bem? Ouço em silêncio a tua voz dizer que sim, então está bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário