segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEMOCRACIA NA RAIZ DA LUSITANIDADE

A DEMOCRACIA DIRECTA E SUA APLICAÇÃO PELOS CELTAS E LUSITANOS 
A visão que se tem, nos povos germânicos, sobre os direitos de governação, também existia nas terras da Lusitânia (de origem celta).

A situação apenas se alterou, quando o poder da igreja se envolveu na questão... tanto em terras lusas como germânicas!
Um rei visigodo matou (ou mandou matar), com um golpe de machado, o próprio filho. Um era cristão ariano, o outro cristão-romano. 
O fanatismo religioso leva a tais excessos. Os cristãos bizantinos na nossa Península também não eram mais "meigos".
Vivemos séculos de guerras " inter-cristãs ", entre estas três facções, que, geralmente, são omitidas na história, por inconveniência política dos vencedores.
---
Os povos germânicos baseavam a sua governação nos seguintes modos:
a) Cada família tinha um chefe, escolhido por todos os membros.
b) Cada aldeia, ou vale, escolhia, entre estes chefes, o chefe dos chefes, da sua região.
c) Estes, reuniam-se debaixo do Carvalho Sagrado, no "TING", para o qual também era convidado o CONSELHO DOS ANCIÃOS (algo que os hebreus ainda hoje têm!).
d) Nestas reuniões, APENAS A VERDADE PODIA SER DITA e qualquer um tinha o direito de dizer A SUA VERDADE, sem ser incomodado por causa disso. A presença no "TING" (como na cultura helénica, a presença nas Olimpíadas), tornava todos intocáveis.
e) A ESCOLHA DE UM REI TRIBAL, era feita por estes representantes no TING.
f) Podia ser escolhido, temporariamente, apenas para uma tarefa, para a qual o achavam o melhor. Problemas de divisão de águas, de doenças de animais, de inundações, ou de guerras até.
g) Durante o tempo em que tentava dar o seu melhor na realização da tarefa, os outros membros da tribo tratavam do seu gado, dos seus campos e asseguravam a segurança e alimentação da sua família. Não recebiam pagamentos!
h) Quando demonstrava boas capacidades nas tarefas, podia continuar a exercê-las. Se falhasse, bastava uma reunião no TING, para ser demitido das suas funções.
i) Quando os seus dotes eram bem aceites, podia propor o seu filho para o suceder no poder.
j) Esta sucessão não era automática e tinha de ser aceite no TING.
k) Por esta altura ,entrou a Igreja, como intermediário entre Deus e os homens, autodeclarando-se a última instância do reconhecimento ou não, de tal sucessão.
l) Isto causou graves guerras de poderes, que se mantiveram, mais acesas ou mais escondidas, durante toda a Idade Média.
---
Para os povos de origem celta, a identidade surge com direitos e deveres, em cada membro de uma tribo. Assim, qualquer um pode ser proposto para Governante e em qualquer altura. 
Desde que conseguisse o consenso geral da sua eleição, assumia o poder.
Os Imperadores do Sacro Império Romano de Nação Germânica, eram escolhidos por sete eleitores, "ELECTORES" ( 4 soberanos e 3 cardeais). Podiam propor os seus sucessores mas nada garantia que estes seriam imediatamente aceites.

Rainer Daehnhardt


Nenhum comentário:

Postar um comentário