sexta-feira, 17 de maio de 2013

EUGENIA...


ABALO SÍSMICO DA BORBOLETA

Ao ver duas pequenas borboletas amarelas flertando no meu jardim, lembrei-me da visita de um amigo, dias atrás. Um senhor circunspeto, muito sério, sentado a conversar comigo na frente da casa e com os pés onde inicia este mesmo jardim, ao ver uma desavisada lagarta subindo no seu sapato, pareceu-me, de repente, ter esse pacato senhor ter sido possuído por alguma força estranha que o fazia tremer e esbravejar como um louco.

Esse pacato senhor foi tomado por tamanha fúria, que sacudindo o pé tão freneticamente não parou enquanto a pobre lagarta não caiu no chão, sendo imediatamente pisada com tanta raiva, que até eu me senti um pouco esmagado com o seu sapato, nem tão lustroso assim, que a pobre lagarta viesse a manchar.

E agora, vendo as duas lindas borboletas voando graciosas pelo meu jardim, sou tomado por uma engraçada e estranha curiosidade, me perguntando por onde andará a outra borboleta, aquela que suponho tenha ficado viúva ou viúvo da lagarta furiosamente esmagada.

Mas o homem é mesmo assim. Gosta de borboletas, mas não gosta de lagartas. Gosta de dinheiro, muito dinheiro, mas combate o capitalismo.

Gosta de boas comidas, boas bebidas, fartura nos supermercados, mas não gosta dos produtores rurais e muitos nem sabem porque.

Gosta de conforto, de bons automóveis, bons aviões, como alguém bem conhecido que se tornou pela via do vio... desvio grande fortuna subtraída ao país, e seu filho até comprou um aviãozinho de 50 milhões de dólares, mas combate o grande empresário acusando-o de “zelite”, embora com os grandes tenha se associado para compor um forró de uma nota só, que sai cantarolando mundo afora lhe valendo títulos de Dr. no atacado, talvez por ter servido de trilha sonora ao romance filmado no bordel da republica, com a sua Rose.

Mas o homem não gosta mesmo é do outro, por no fundo não gostar de si mesmo; como poderia esse traste gostar de si mesmo? Por isso promove e se engaja em movimentos para salvar e resgatar não sabe a que, quando na verdade quer mesmo levar vantagem, em alguma coisa, ou vencer ao outro a quem considera sempre inimigo.

E o espelho mais revelador desse trágico quadro nacional está nos movimentos e manobras do partido governista e suas lutas demagógicas, bolsas  e cotas em nome do social.

Quer esconder a sua incapacidade administrativa e a sua fúria devastadora em desvios de dinheiro público, silenciando a imprensa, desmoralizando o Congresso e o Judiciário, esmagando quem pensa diferente e até na sua Eugenia, como dizia com humor um amigo meu, a continuarem cada vez mais cegos de raiva e soberbia desgovernados, chegará um dia em que só será permitida a gestação do feto que tiver a estrela do pt na testa.  Quem não tiver será sumariamente abortado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário