quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ESTAR E BRINCAR DE SENSAÇÕES



Mas porque será que no fundo do meu poço nem o vento quis soprar? Não há no fundo do meu poço frio, calor nem luz, nada em que por medo ou covardia eu possa me agarrar nem qualquer ilusão já me seduz!

Pensamentos, emoções, sensações vagas e incertas nem a razão delirantemente senhora da resposta sabem por que no fundo do meu poço não há mais que eterno escuro umedecido e tedioso!

A consciência mínima nos limites perceptíveis dos sentidos, no fundo do meu poço do pensamento só há traço inteligível: de que lá no alto atrás da serra à noite mora o sol.

Mas, se no fundo do meu poço boa ou má sorte, bem ou mal não fazem qualquer diferença é porque tudo não é nada! E o sol à frente ou atrás da serra, que diferença fará à noite ou ao dia no fundo do meu perceber?

Não é nada a serra antes nem depois do sol aqui no fundo do meu poço, nem há antes nem depois ou após qualquer conforto desconfortável! 

Nada aqui me impede vá ou fique nem pesado ou leve pesa, nada aqui me prende ou solta, nada aqui me diz nem cala!

Âncora ou asa que segure ou eleve, nada que sopese além do vago estar sem ser vazio ou cheio, que vá ou fique onde está.

No fundo do meu poço nada há que impeça de no fundo, bem no fundo aqui deixar-me estar. Pois é aqui qualquer tudo de um nada sem lugar, mero estado de existir sem ficar nem ir; um momento apenas de não chegar nem partir sem ser nenhum lugar.

E por que aqui é assim? É porque assim eu quero e assim o creio seja um estado insensitivo; e é assim também por não ser estado nenhum, nem lugar vazio ou cheio... Mas não é um patético fundo do poço aonde vim ficar ao abandono inconsciente! É um vazio necessário para não ser nada antes; mas depois desconhecidas possibilidades sem modelo experimentado incontáveis, sim.

 

6 comentários:

  1. Apego ou desprezo pelo momento presente? (Quem nunca?)
    Caminho do meio!

    ++++
    Nos velhos tempos de escola, aprendemos que a serotonina é a substância que melhora nosso humor e diminui o stress. Um dos grandes truques para aumentar a produção da tal “substância da felicidade” no corpo é ouvir boa música. ( e se possível sair dando uns passinhos só para acompanhar o ritmo. Faz bem pra Alma e ainda alimenta os deuses interiores....)

    E esse recurso pode ser utilizado em qq lugar: até me fundo de poços.
    (Só um cuidado extra - fundo de poços, às vezes tem alcapão para o sub-solo - Ui!)

    Claro, Caro Julio: Gostei do texto. (vc. escreve bem. mas isso vc sabe, né?)
    Do texto, sim. Do cheirinho do poço, não... afinal, água = fonte de Vida, também, apodrece se não renovada...

    +++++
    Msg para "Sir Juliot":
    Pensava eu, num estado de animo digno de um "pintor/artista", quando tentava reproduzir em suas paredes, o bisão que ele viu passar na entrada de sua caverna, para uma posteriordade, que nem tinha alcance de imaginar. Num 'estado' puro/inocente de tão primitivo (adormecido), bom para O PC (pers. computer) como para A PC (pia da cozinha), quando fui 'desperta'! Não foi um insight! Foi uma 'boa' sacudidela e um balde d'água fria....:

    Tudo, absolutamente tudo que se escreve na WEB fica guardado, mais e melhor, do que os homens palitos que desenhei para decorar a minha casinha em priscas eras..(rs.rs.rs.).

    Disseram-me que se vc colocar no Google o nome do site/blog que vc segue, seguido do nome com o qual você assina os seus coments., tudo o que você já escreveu vai ser trazido até vc p/'bibliotecária'. É verdade! Procede, Exmo. Sr. Juiz!

    E assim, descobrir que certos coments meus (bobajinhas) tinham se transformados em post (colocaram a autoria - menos mal - hehehe), outros foram reeditados para incluírem o meu comentário.

    Diante do acima exposto, prometo de pés juntos, tratar qualquer 'feliz proprietário' de Blogs, com a maior fidalgia 9a começar por ti), afinal são as Rainhas de Copas do Pedaço e eu não quero ficar mal na fita, como Alice (a.k.a a sem-noção)! Encabulei....

    Boa Sorte, Norma♥




    ResponderExcluir
  2. Mas espere o que te espera para amanhã! Espere que terá razões para esses poços rsrsr embora eu conheça poços de água fresca, Norma, um poço é sempre um poço de onde se não houver escada...
    Por outro lado, não que esse seja o lado do meu lado, quem não mergulha fundo não sabe o que tem no fundo do poço.
    Se Ele desceu aos infernos, como não descer ao fundo do poço?
    Porque Rainhas de Copas em vez de Reis de Ouros?

    rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas espere o que te espera para amanhã! Espere que terá razões para esses poços"

      Como sabes o que me espera? Que conhecimentos tens sobre o que me esperou ontem? E anteontem? E há 10 anos atrás?

      Na verdade, isso são detalhes. O que importa é como eu reagi às circunstâncias...

      Boa Sorte, Norma♥


      Excluir
  3. Once upon a time....

    "A Rainha de Copas", a que jogava cricket com um flamingo como bastão, era a que tinha o 'bordão':

    Cortem-lhe a cabeça! (dito por qualquer 'toma lá, dá cá' aquela palha)

    Lembra-te de Alice no País das Maravilhas?
    (Escrita no século XIX pelo matemático inglês Charles Dodgson (que deu a si mesmo o apelido Lewis Carroll).


    "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

    Há um trecho maravilhoso em que a Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para onde ir. Eis que sob uma árvore surge o gato 'Cheshire'. Debochado, irônico e misterioso pergunta a Alice se pode ajudá-la. Então eles têm o seguinte diálogo:

    - Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.

    - Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.

    - Realmente não importa, responde Alice.

    - Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.


    +++++

    (...) como não descer ao fundo do poço?

    Porque acostuma-se, porque cria ciclos viciosos e porque quem desce a Hades não vai vestido de 'vítima' e sim de Heroi em busca de um resgate pessoal ou para salvar terceiros... (^.~)

    Boa Sorte, Norma

    ResponderExcluir
  4. Há muitas ilustrações, Norma, há muitos exemplos a dar e até se fala muito no caminho do meio, mas talvez o maior defensor dele tenha ido aos extremos, senão como reconhecer o caminho do meio?
    Ao Hades vai quem pode sair dele. Ciclos viciosos no fundo do poço não são diferentes de ciclos viciosos em torna da luz.
    Tudo, literalmente tudo se repete e vicia e viciar em coisas agradáveis é mais difícil desapegar-se delas.
    Que diferença faz então o despojo absoluto na metáfora do fundo do poço, pois nem poços mais se furam, de outra qualquer fantasia de alegria quando não se sabe a razão do riso?
    Quando não se sabe para onde ir não adianta procurar um caminho.
    Até o debochado gato sabia disso, não é mesmo?

    Mas amanhã está no sentido literal de amanhã, e se aqui voltar verá do que falo hoje...

    O Rei de Ouros é o Senhor dos quatro reinos, nos arcanos menores.
    O rei de ouros é também, por exemplo, o porteiro que abre a porta se numa porta desejar entrar que seja a Rainha da Inglaterra...

    Mas blogueiro não é nem rei de ouros na rainha de copas.
    Escrever num blog como este basta exercer o pensamento e não temer
    dizer o que pensa.
    Não acha que as coisa ditas pelo nome que as coisa têm ficam mais claras?
    Um poço, então não é um só furo profundo na terra, é o baixo estar sem proteção de nada, sem mesmo a ideia de que um Deus protege e tem garantias históricas de que possui uma história, que tem valores e é, por incrível que pareça o que nenhum homem ainda descobriu. "Quem sou, de onde venho e para onde vou?"
    Quem é então dentro de um contexto terreno o quê?
    Sim, esse ser social judaico-cristão forjado pela filosofia grega e dirigido pelo código do direito romano é o quê, a cada manhã ao levantar-se ou à noite ao deitar-se, com a sua consciência?
    Ninguém sabe nada, ninguém ainda ouviu o único que se fez Buda, o Gautama que atingiu o estado Crístico sem ser Cristo.
    Pois não é que ele teve coragem de abandonar tudo e pelos lupanares
    da vida e outras aventuras pela mundanalidade, concluiu que há sofrimento? Como soube que havia sofrimento se o não sofresse?
    Mas depois de muito mergulhar em si mesmo e no mundo, verificou que o sofrimento tem uma causa, e esta pode ser removida. Estava pronto para formular a Óctupla Senda e surgiu na sua filosofia o caminho do meio, ou o caminho das Paramitas.
    Teria ele atingido esse estado sentado na mais absoluta paz? Não!
    desceu aos infernos antes de ser Buda...
    Mas amanhã, se aqui voltar o rumo de nossa prosa será outro e refere a riquezas materiais nacionais roubadas...



    ResponderExcluir
  5. 1) " e se aqui voltar verá do que falo hoje..."

    2) "Mas amanhã, se aqui voltar o rumo de nossa prosa..."

    Julio,

    Essa é a prerrogativa que mencionei, ao pegar emprestada à metáfora usada por L. Carroll, na figura da Rainha de Copas, em "Alice".

    Voltei hoje! :)
    Fique bem, Norma♥

    ResponderExcluir