segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A arte é a ciência da Alma


A Alma é o livro do homem em que ele escreve...

A alma portuguesa tem na literatura Camões, Fernando Pessoa, Florbela e tal cujo estilo poético poucos no mundo desses gigantes se aproximam. Tem também Eça de Queirós em romance de estilo estético incomparável, mas quem tem um Padre Vieira há de ter na sua língua cânones inigualáveis.

Na arquitetura o estilo manuelino deveras maravilhoso e belíssimo exemplo...
Na pintura primitiva Nuno Gonçalves, Vasco Fernandes, Columbano Bordalo, etc. e os modernos, Amadeu de Sousa, Almada Negreiros, Nadir Afonso... Música, Carlos Seixas, Luísa Todi, Amália Rodrigues Dulce Pontes, a divina que entre nós nos encanta etc.

Mas o coração de Portugal pulsa em Sintra, para não dizer logo o coração da Europa, onde no Sanctus Sanctorum da Serra guardado está o sagrado trono de Deus, na Mansão dos Moryas sobre os quais pouco se pode falar, e quem muito o desejar faça uma pesquisa, através da ciência que representa a Arcaica Sabedoria das Idades, hoje com o nome de Eubiose, já do outro lado do atlântico, à qual tenho muita honra de participar... Embora muito pouco do quase infinito conhecimento dessa ciência eu possua.

Mas também não tenho nenhuma receio de ser mero aprendiz, como a maioria absoluta de seus membros, embora por lá abundem mestres forjados nas escadarias do templo.
Pena é, porém não ser essa tendência, infelizmente, exclusiva de nossa escola.

Conquanto não seria isso tão mau, não fossem milhares de palavras que usam para dizer o que com razoáveis dez se diria muito bem, mas quem tem ouvidos que os poupe, ou evite ouvir o desnecessário firmando dessa forma a máxima de que o silêncio é ouro... e nestas circunstâncias a palavra nem de prata é, mas puro ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário