quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Impermanência II

Ainda assim, vendo tudo se revolvendo num caos de transformação, a estética das cores e a harmonia das formas criam um belo quadro poli-cromático animado.
Bela paisagem para os olhos contemplarem a Impermanência da natureza!
Mas se tudo passa, e não há um único argumento que negue esse fado, por que Deus criou a natureza, e o mundo?
E porque em sete dias?
Já se passaram tantos séculos da nossa civilização ocidental, com tantos enunciados filosóficos, fórmulas matemáticas e científicas que revelam o macro e o micro, técnicas e preceitos que nos levam à eternidade, que só espero uma prova testemunhal de alguém que chegou lá.
Mas não basta afirmar que chegou lá. Tem de provar onde é lá.
E não será fácil, pois ninguém sabe direito onde é cá!
Mas ficando por aqui ou cá, ainda que não saibamos bem onde estamos, existe algo muito estranho, por trás da forma física, dos nossos corpos.
Eu, pessoalmente meio chegado ao delírio, vejo-me às vezes como uma pequena ilha sem forma cercado de vírus por todos os lados.
E a maneira como se entende cada grupo viral da família que constituí um órgão, uma víscera ou uma simples molécula e na escala menor, atômica, num imenso espaço vazio criam a ilusão do concreto, pergunto ao vento, quando há vento, de onde vem este engenho e arte?
Mas o vento contagiado pelo contato humano, com as suas patetices fazendo-se de surdo, não responde.
Porém dando uma olhadinha para trás, assim meio de soslaio enquanto agitava umas folhas secas, numa piscadela de olhos mostrava-me com clareza a Impermanência das formas...
E assim, o vento e o tempo encontraram-se na primeira curva da transformação.
E com certa cumplicidade vão transformando o mundo, enquanto me avisam que eu trate de cultivar uma flor dourada desses vírus que me rodeiam – que no fim sou eu – e do coração metáfora levante um altar ao amor!
Ao amor? Parece-me que foi isso que ouviu durante o encontro do vento com o tempo.
Então está bem! Na impermanência da transformação, a essência que permanece em forma de memória, em mim ou no “ar”, conterá esta marquinha da flor em forma de ave paradisíaca.
Mas pelo menos essa virtude paradisíaca da ave multicolorida que expressa o amor, fui eu que a criei ao pensá-la.
Então eu penso? Parece que sim, a minha forma passageira e vaga imagem num vazio atômico, pensa!
Ah, como seria bom se isto fosse só uma prosa, mera retórica ao cair de uma inocente tarde!
Ah, como seria bom se o mundo em que estamos e de algum modo vamos fosse para onde dizem que vai!
Ou sem tirar em pôr fosse o que aparenta, e o que dizem ser!

6 comentários:

  1. Carissímo amigo

    Carissímo amigo

    IMPERMANÊNCIA

    Há pensamentos que vêm e vão.
    Há amores que vêm, ficam e passam.
    Na vida, tudo é transitório, nada é fixo.
    Há coisas que ficam por um tempo, outras por um tempinho, e outras mais por um tempão. Porém, tudo passa.
    O traço característico da existência terrestre é a impermanência.
    Logo, o apego a algo é uma ilusão, pois nada nos pertence para sempre.
    As pessoas dão muita importância a coisas que não valem a pena.
    Na verdade, nada é importante, a não ser a experiência da vida que passa.
    No Universo só há três coisas permanentes:
    Deus, o Amor (que faz a magia da luz acontecer) e os espíritos (que também somos nós).

    - Wagner Borges –
    São Paulo, 28 de julho de 1995.
    ********
    … Deus é o Homem de outro Deus maior;

    Adão Supremo, também teve Queda;

    também, como foi nosso Criador,

    foi criado, e a Verdade lhe morreu…

    De além o Abismo, Sprito Seu, Lha veda;

    aquém não a há no Mundo, Corpo Seu.

    Fernando Pessoa


    A criação do mundo é muito complexa,por muito que a ciência tente explicar,há muito mais para além da ciência!
    Provar onde é lá,uiuiui,mas se os humanos nem sabem onde andam,se cá,se lá!Este texto não é mera retórica,não.Mas quem se importa com estas questões?Uma minoria.Os outros,continuam de olhos vendados.O que é certo,é que o mundo avança de uma forma ou de outra.Uns evoluem querendo,outros vão evoluir á força e outros ainda ficarão pelo caminho.Amigo,você é o crânio,eu só sou uma aprendiz de feitiçeiro :))

    Fraterno abraço
    aPr

    ResponderExcluir
  2. Carissímo amigo

    Ainda volto,para acrescentar,que há quem possa nos explicar,como é lá,só que nossa mente ainda nao está evoluida a tal ponto,para que esses alguéns possam dialogar connosco.

    Consegui escrever sem o PC bloquear,nossa,no comentário em cima,tive de reiniciar duas vezes,eheheheh.Como é que eu posso evoluir para dialogar com esses seres com um PC destes,rsrsr,ainda nao aprofundei a telepatia,só de PC mesmo,kkkkkkkk

    Fraterno abraço
    aPr

    ResponderExcluir
  3. Ana, queridíssima "mana" também sou um aprendiz.
    Mas de alguma forma é preciso provocar quem dorme, e pensa que pensa. kkkkk
    Mas não é que a nossa maravilhosa língua se presta a um memorável jogo, de palavras?
    Caríssima Ana, infelizmente muitos dormem.
    Conquanto Aquários avança depressa e mil anos passam voando!
    Ainda muitos não pensam e já no céu a quintessência da mente abstrata forma um "cruzeiro" !
    Que beleza, Ana, minha irmã Ana que beleza e você está aqui!
    E isso não é um milagre?
    Na Impermanência das formas existimos
    e geramos assim, digamos, uma florzinha na forma e com perfume de amor e nela Deus se mira.

    Não vá embora! Nunca!

    Vem aí outra vez o Icaroartes.qualquer coisa

    fraterno abraço

    Júlio

    ResponderExcluir
  4. Queridissímo irmão,como não ir,este mundo virtual é surreal demais para o meu gosto.Nunca fui muito dada a futilidades e sou cada vez menos,uma boa parte do virtual é fútil,excêntrico e solitário,já não tenho paciência,tempo,enchi o saco.Continuo a preveligiar o contacto humano.
    Estou numa fase,que tanto se me dá,como se me deu.De facto a nossa lingua é óptima para jogo de palavras.Milagre?só se for para os outros,para mim...
    Queridissímo irmão,você é um aprendiz,quase a atingir a carteira de profissional,kkkkkkkk
    Aquário passa depressa e mil anos pode equivaler a um dia,um mês,um ano.E verdade o Icaroartes,faz tempo que não entro lá.

    fraterno abraço
    aPr

    ResponderExcluir
  5. Reparou, caríssima Ana, que dentre tantas "amizades" e comunidades virtuais
    sobram poucos... amigos?
    Bem, pelo menos tem esse lado bom do filtro.
    Mas não desacredite e cultive a sua florzinha.
    Pois como pode constatar, as farras, as festas
    estão a ser celebradas pelos fúteis, vazios, superficiais, cascas, muitas cascas e na política, como bem diz vai sendo exercida pela escória humana.
    Mas está tudo certo com o cronograma universal.
    É um desmanchar da ética, da moral e até da estética em geral.
    Mas os valores reais terão de renascer dos "escombros".
    E afinal kkkkk ainda temos o ar.
    Por enquanto de graça.
    Puro, nem tanto.
    Mas vejo com alegria uns olhinhos miudinhos nuns rostinhos pequeninos a brilhar, que me restauram a esperança.
    E não é que as crianças foram as únicas que Ele disse - deixai vir a mim!

    Hoje dirá o mesmo...Dirá porque O creio já presente, embora oculto e muito bem escondido.
    afinal alguém terá de revolver os escombros! kkkk
    Mas não só as crianças...
    Você e uns poucos mais.

    Falo sério. Aliás, tenho esse mau hábito mesmo quando brinco.

    Fraterno abraço

    Júlio

    ResponderExcluir
  6. Amizades carissímo Julio?cadê?pseudó,somente!sim concordo,dá para filtrar,mas não deixa de ser o que eu disse.Os fúteis estão na maior e a política é o que se vê.Mas amigo,as crianças têm um futuro tão negro pela frente,de facto é preciso revolver os escombros para que o futuro delas seja melhor que o nosso.Temos o ar,poluído,de graça, enquanto os políticos não se lembrarem de criar um imposto sobre o ar,kkkkkkk,cambada!Sabe a melhor amigo?os ricos têm direito a tudo até a roubar delicadamente,os pobres que se lixem,tentei comprar um PC em algumas das grandes lojas do género que existem nas grandes Superficies Comerciais,pagando em várias fases,não aceitaram,incrivel,tenho trabalho,mas o meu contrato a termo não me permite comprar desta forma,ou seja,no momento actual,só quem está bem na vida e não precisa pode comprar desta forma,a minha vontade foi partir a cara de alguém,não do empregado que está a fazer o seu trabalho e nas mesmas condiçoes que eu.Isto tem de levar uma volta,espero que Ele,já esteja presente,mesmo que oculto,porque isto está mesmo muito mau.

    Fraterno abraço
    aPr

    ResponderExcluir