sábado, 19 de setembro de 2009

LUSICIDADE

A minha pátria, além de ser o solo
onde nasci e minha mãe cantava,
enquanto em braços me embalava ao colo,
na mesma língua que Camões falava;

a minha pátria, ou seja, o território
a que me afeiçoei desde criança,
não por ter sido outrora um grande empório,
mas por de meus avós ser uma herança;

longe de ser apenas o idioma
que derivado do falar de Roma
espalhando se foi pelo universo;

a minha pátria é toda a minha gente
de qualquer raça, cor, falar diverso,
que ao nosso jeito ainda vive ou sente!

JOÃO DE CASTRO NUNES

2 comentários:

  1. Escorreito, correcto na forma, luminoso no conteúdo.

    Manuel (Elmano d'Argus)

    ResponderExcluir
  2. Numa só palavra: HUMANIDADE, que nessa mesma prodigiosa: língua Huma-Unidade para quem tão bem a honra e serve.

    Obrigado por estar aqui!

    ResponderExcluir